Controle de pragas

O controle de pragas deve ser feito de forma a incorporar ações preventivas e corretivas, destinadas a impedir a infestação de vetores e as pragas em ambiente, assim evitando problemas a saúde e sócio econômicos.

Os quatro principais fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas em um ambiente são: Água, Abrigo, Alimento e Acesso.

Controlando esses fatores, reduz a proliferação de pragas urbanas em um ambiente, porém quando já está infestado por alguma praga é utilizado produtos químicos autorizados e registrados no ministério da saúde e metodologia adequadas para controlar a infestação.

DESINSETIZAÇÃO

Processo utilizado para afastar, controlar e manter em níveis aceitáveis, a presença de insetos rasteiros e voadores em áreas urbanas. Podem ser baratas, formigas, aranhas, escorpiões, moscas, mosquitos entre outros insetos.

Há diversos tipos de técnicas de controle, como pulverização, atomização, termonebulização, polvilhamento, iscagem em gel e granulada, assim como a variedade de inseticidas, pois varia de praga para praga, assim como seu o nível de infestação e local a ser tratado.

O mecanismo de ação dos inseticidas e através de contato e ingestão, conforme a avaliação do ambiente pode utilizar inseticidas com efeito desalojante, associado ao seu forte impacto, expulsando os insetos do esconderijo com um efeito residual, inseticida com efeito Knockdown, derrubando e eliminando o inseto imediatamente e inseticidas Microencapsulados com suspensão concentrada com um efeito residual maior.

DESRATIZAÇÃO

É uma técnica específica utilizada para controle e eliminação dos roedores presentes em um determinado local.

Os métodos de controle que podemos utilizar são através do uso de raticidas, na forma de pellets, granulados, grãos impregnados, blocos e pós de contato. Todos agi como um Anticoagulante, que interrompe o ciclo de formação da Vitamina K1, necessária para a produção de vários fatores de coagulação do sangue, causando hemorragias.

Os raticidas anticoagulantes têm ação lenta e após o consumo, os ratos demoram cerca de uma semana para morrer.

Outro método se faz pela utilização de armadilhas específicas para a captura dos roedores.

DESCUPINIZAÇÃO

É uma técnica específica utilizada para controle e eliminação dos roedores presentes em um determinado local.

É um serviço realizado especificamente para o controle de cupins em geral, são considerados praga mais destrutivas do mundo e algumas destas espécies se adaptam ao meio urbano, causando vários transtornos financeiro e materiais.

Existem 02 espécies mais comuns, são Cupins de Madeira Seca e Cupins Subterrâneos.

Para cada espécie existe tipo de técnica e tratamento diferente, pode ser feito por meio de injeção, barreira química (tratamento de solo), polvilhamento ou pincelamento, com a utilização de inseticida (cupinicida) de forma eficaz.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO