julho 29 2021 0Comentário

Manutenção de Jardins e Áreas Verdes

Não importa o tamanho ou o tipo de área verde, para manter bonito e seguro é necessária a manutenção periódica.

Como muitas vezes o cuidado precisa ser diário e realizado com técnicas apropriadas à cada tipo de planta ou jardim, muitas vezes é mais eficiente ter um profissional ou uma empresa para realizar essa manutenção e cuidados.

  • Adubo da terra

Antes de plantar qualquer coisa, e, para obter o resultado esperado, é preciso conhecer a qualidade e vitalidade da terra no local onde o jardim será feito. Conseguir uma terra com essas condições quase sempre exige que a mesma seja submetida a um processo chamado de adubagem, que é a incorporação de produtos e subprodutos, orgânicos ou químicos na terra, para melhoras suas qualidades físico-químicas e biológicas no solo a ser cultivado. Esse processo precisa ser realizado em média 4 vezes a cada 12 meses. Se você não tiver conhecimento e tempo suficiente para essa técnica, precisará confiar esse serviço a uma empresa especializada, pois, do contrário, poderá ter prejuízos financeiros e até mesmo não alcançar o objetivo com o seu jardim.

  • Plantas daninhas

Existe uma máxima que diz que as frutas podres precisam ser separadas das frutas boas, para não afetar o gosto e qualidade das frutas boas. Essa máxima também é uma exata na manutenção de jardins e áreas verdes. Existem plantas que comprometem a fertilidade de outras plantas. Em determinadas épocas do ano, a proliferação dessas plantas ocorre rapidamente, e se não for realizado uma correta limpeza e manejo dessas plantas daninhas, tanto a vitalidade quanto a beleza do jardim podem ser seriamente comprometidas.

  • Regagem de Jardins e Áreas Verdes

Essa atividade da jardinagem é a mais recorrente de todas as demais. Há plantas que necessitam de uma frequência semanal de regagem, outras necessitam de regagem quase que diária. A frequência correta precisa ser aplicada a cada planta e a deficiência ou exagero da regagem também são prejudiciais à vitalidade e beleza do seu jardim. Portanto, é fundamental que quem cuide do seu jardim tenha o conhecimento adequado e a disciplina correta para com o mesmo.

  • Poda

“A Poda é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos e árvores, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. Pode ser periódico. Favorece o crescimento das plantas, formando-as, tratando-as e renovando-as.” Há vários tipos de poda, um para cada objetivo a ser alcançado.

Engana-se que a poda é um recurso que deve ser utilizado apenas para manter o jardim mais bonito. Ela é fundamental não só para a beleza, mas também para a vitalidade das plantas. É preciso conhecer a técnica mais adequada e também a frequência e tamanho da poda, pois uma poda inadequada comprometerá a beleza e a vida da planta.

  • Pragas

Faz parte do equilíbrio da natureza, a existência de pragas que irão surgir em um jardim ou área verde. Certamente o seu também enfrentará uma. Um controle de pragas deve estar no planejamento da manutenção do seu jardim ou área verde. Também é fundamental a utilização do veneno adequado nesse controle, para não comprometer a beleza e vitalidade do jardim. É preciso ter conhecimento e a maestria na aplicação adequada de venenos no controle de pragas, para que os mesmos não venham a matar as suas plantas.

  • Tipos de plantas adequadas

Você não pode escolher qualquer planta para o seu jardim. Tudo influencia na possibilidade de uma planta nascer ou crescer: solo, região, clima e tempo. Também há forte influência a intensidade das atividades climáticas inerentes a cada estação do ano. Procure conhecer as características de cada planta e o seu comportamento com cada um desses itens mencionados

Tags:

l3773r4

Enviar um comentário