março 13 2023 0Comentário

Controle de Pragas – O maior perigo dos inseticidas domésticos

O uso indiscriminado de inseticidas domésticos representa bastante perigo. Alguns desses produtos chegam a causar reações alérgicas, espirros e dor de cabeça – incômodos piores que uma picada de mosquito.

O problema se agrava quando a opção é por versões inodoras ou de aroma agradável. Sem aquele cheiro forte de antigamente, os consumidores tendem a exagerar na dose e aplicar mais veneno que o recomendado. Pode até não parecer, mas esse hábito traz consequências graves, especialmente para crianças.

O Instituto de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente de Rennes, na França, ilustra essa questão. Segundo os cientistas, alguns compostos químicos do grupo dos piretróides, presentes em inseticidas, estão relacionados a déficit cognitivo nos pequenos. Ou seja, há riscos de atraso no desenvolvimento escolar, por exemplo. No longo prazo, as dificuldades na compreensão verbal e na memória acarretam uma desvantagem competitiva nesses indivíduos. Serão pessoas menos preparadas para o mercado de trabalho e a vida em sociedade.

A resistência aos inseticidas é outro problema decorrente do mau uso dessas substâncias. Com o tempo, os animais ficam imunes. Isso ocorre porque as opções encontradas no supermercado agem superficialmente. Elas até eliminam os insetos que estão à vista, mas não atuam na origem da infestação. Logo, sempre surgem novos invasores no ambiente.

Para combatê-los, o consumidor precisa recorrer ao pesticida com mais frequência. Ainda assim, as criaturas mais fortes sobrevivem, transmitindo sua herança genética aos descendentes. Resultado: cria-se uma colônia de super insetos resistentes ao veneno.

A solução encontrada por muita gente é recorrer a um químico ainda mais poderoso. Nesses casos, os níveis de toxicidade se elevam e há risco maior de intoxicação. Portanto, a maneira correta de interromper o círculo vicioso é acionando uma empresa de dedetização profissional.

l3773r4

Enviar um comentário