março 03 2015 0Comentário

COMO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CUPINS

Se existe um inseto que merece a alcunha de praga, esse inseto é o cupim. Ele pode ser encontrado tanto no campo como na cidade, trabalha de forma silenciosa e é capaz de destruir não apenas móveis, mas também paredes e até cultivos agrícolas. Estar atento aos sinais que indicam a presença desse inseto é imprescindível para não ser pego de surpresa.

Muitas vezes a infestação se assemelha a uma infiltração, com partes da parede ou teto ficando inchados, parapeitos e batentes deformados e um cheiro característico de mofo presente. Existem, contudo, alguns sinais que costumam entregar a existência de cupins:

    • Sabe aquele farelinho de madeira aparecendo sempre no mesmo local? É sinal de que está ocorrendo uma infestação por cupins.
    • Pequenos montes granulados de coloração bege espalhados pelo imóvel. trata-se das fezes do inseto. Costuma ser um sinal de que a infestação já está relativamente avançada.
    • Túneis com o tamanho aproximado de um lápis, em geral em algum alicerce. Os cupins têm o hábito de fazer túneis ligando o ninho à fonte de comida.
    • Rachaduras nos móveis ou no piso. Os insetos costumam comer a madeira no sentido da fibra e deixam um certo rastro de terra. As rachaduras costumam formar uma espécie de túnel ou labirinto e pode haver ondulações ou áreas afundadas na superfície do móvel e/ou piso.
    • Nem só de madeira vive o cupim. Eles também se alimentam de outros materiais, tal qual drywall e gesso. Se algum desses materiais apresentar sujeiras na borda ou sinal de que está se desfazendo, desconfie.

Existem basicamente dois tipos de cupins: os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.

Os cupins subterrâneos são os que causam maiores prejuízos, pois conseguem construir canais e assim atravessar paredes de tijolos, blocos ou concreto, atingindo grandes distâncias e alturas. Sempre em busca de comida, eles investem em várias direções, de forma contínua, mesmo após encontrar uma fonte abundante de alimento. Isto quer dizer que cedo ou tarde, você precisará realizar uma descupinização pois alguns deles invadirão sua residência e atrairão os outros indivíduos das colônias para iniciar o ataque.

Uma vez identificada a infestação, se pequeno porte existem alguns produtos para pequenas áreas e aplicações de emergência, o revendedor deve te passar as instruções de aplicação. O ideal é pedir a avaliação de uma empresa especialista.

l3773r4

Enviar um comentário